VOCÊ SABE O QUE O QUER DIZER LONGEVIDADE?
O dicionário define longevidade como duração de vida de um indivíduo, um grupo, uma espécie, mais longa que o comum.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DOS ABKHAZIANS?
Os abkhazians estão entre as sociedades mais longevas da história moderna, sendo pessoas que envelhecem de forma mais saudável, tanto mental quanto fisicamente. Sob o mesmo ponto de vista, os anciãos são conhecidos por subir e descer montanhas, rindo e dançando, felizes.
Analisando sua dieta, o Dr. Gregori N. Stichinava, gerontólogo, resumiu seus segredos centenários:
- Um clima sem contaminação;
- Trabalham desde os 15 anos e se mantém ativos até os 70 ou mais;
- Depois continuam trabalhando sem esforços físicos nem estresse;
- Estrutura familiar sólida com muito respeito aos idosos;
- Dieta baixa em calorias;
- Bebem muita água de fontes e vinho artesanal;
- Vodka só em ocasiões especiais;
- Consomem pouca carne, uma ou duas vezes na semana;
- Usam um molho básico com páprica picante;
- Maçã e mandarinas são suas frutas principais e como fruto seco nozes;
- Não consomem farinhas ou açúcares refinados, preferindo os grãos integrais;
- Consomem verduras cruas plantadas por eles e algumas raízes;
- Utilizam uma bebida fermentada de leite – matson 2, que é reconhecida por estudiosos da área como o Kefir.
O KEFIR E A LONGEVIDADE
As tradições associam o consumo do Kefir com a longevidade dos abkhasianos, pois é um elemento imprescindível em sua dieta.
Elie Metchnikoff, foi um cientista que atribuiu ao Kefir seu efeito na longevidade dos habitantes do Cáucaso, centenários com pleno estado de saúde. Sob o mesmo ponto de vista, Marco Polo também mencionou em seus relatos e outros pesquisadores ilustres como Prof. Drasek e Prof. Menkiv dedicaram suas vidas ao estudo do Kefir, relatando que os povos do Cáucaso não conheciam tuberculose, câncer e nem distúrbios intestinais.
Assim também, pesquisadores da Universidade McGill (Montreal, Canadá) publicaram recentemente um relatório científico sobre suas descobertas quanto ao aumento da longevidade e como retardar os sinais de envelhecimento usando probióticos, prebióticos e simbióticos.
Este estudo baseia-se nos benefícios de saúde que eles fornecem para a microbiota gastrointestinal, através de um sistema de comunicação com o cérebro, interligando os sistemas metabólico, imunológico, bem como o endócrino, pelos sinais neurais. Dessa maneira, o uso de suplementos probióticos aumentaria e estenderia esses benefícios.
Os experimentos foram realizados em moscas-das-frutas, alimentadas com formulações de probióticos e simbióticos. Como resultado, verificou-se que a longevidade dessas moscas se estendeu entre 24-26 dias, juntamente com uma diminuição da inflamação, estresse oxidativo e resistência à insulina.
Este estudo não apenas destaca a importância da microbiota gastrointestinal nos processos biológicos, mas também demonstra os efeitos do uso de simbióticos em marcadores atribuídos ao envelhecimento.
FIQUE LIGADO!!!
Vida simples e sem excessos, regada a bebidas probióticas, são fatores que lhes dão energia e vitalidade, que os fazem desfrutar do envelhecimento saudável com atividade e alegria. Felicidade é envelhecer assim!
LONGEVIDADE É MAIS DO QUE ENVELHECER, É ENVELHECER COM SAÚDE!
Leia também: 10 BENEFÍCIOS DO KEFIR PARA A SAÚDE.
➜CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS