COMO ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE ELES?
Você se lembra do jogo Pac Man, mais conhecido como “come come”?
Pois é, ele pode nos ajudar a entender a diferença entre prebióticos, probióticos e simbióticos. Vamos começar com as definições e depois fazemos a analogia com o jogo.
O QUE SÃO PREBIÓTICOS?
São componentes alimentares não-digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo da proliferação, bem como, a atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon (FOOD INGREDIENTS BRASIL, 2011). Ou seja, nossa microbiota intestinal não consegue digerir esses componentes alimentares, mas eles possuem um papel importante neste trânsito.
Exemplos de PREbióticos: Carboidratos como os frutooligossacarídeos (FOS) e fibras como a pectina e a inulina.
EM QUAIS ALIMENTOS PODEMOS ENCONTRAR OS PREBIÓTICOS?
- Cebola;
- Alho;
- Tomate;
- Banana;
- Frutas cítricas (limão, laranja, entre outras);
- Cevada;
- Aveia.
O QUE SÃO PROBIÓTICOS?
Segundo Stürmer et al, 2012, o termo probiótico provém do grego, que quer dizer “em prol da vida”. Dessa maneira, são definidos como suplementos alimentares à base de microrganismos vivos que afetam beneficamente o hospedeiro, promovendo o balanço de sua microbiota intestinal. Sob o mesmo ponto de vista, a definição internacionalmente aceita é que eles são microrganismos vivos e, quando administrados em quantidades apropriadas, produzem benefícios à saúde do hospedeiro.
EM QUAIS ALIMENTOS PODEMOS ENCONTRAR OS PROBIÓTICOS?
O QUE SÃO SIMBIÓTICOS?
Nada mais é do que a junção entre PREbiótico e PRObiótico e é aqui que entra a analogia com o jogo “come come”. O prebiótico favorece o probiótico, melhorando a sobrevivência do mesmo na microbiota intestinal. Trocando em miúdos, os prebióticos servem de alimento para os probióticos.
Assim, imagine que o labirinto apresentado no jogo Pac Man é seu intestino, as bolinhas brancas são os prebióticos disponíveis por todo intestino e Pac Man, esse em amarelo, é o probiótico.
QUAIS OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE SIMBIÓTICOS?
- Aumento da absorção de nutrientes;
- Diminuição do risco de câncer de cólon;
- Diminuição das bactérias patogênicas;
- Diminuição de metabólitos tóxicos.
DICA IMPORTANTE
O consumo de alimentos simbióticos facilita o estabelecimento de uma microbiota que contribui para a atividade saudável do intestino, pois facilita a formação de uma barreira benéfica, impedindo a colonização de bactérias patogênicas. Em suma, consumir simbióticos aumenta sua resposta imunológica.
É sempre um imenso prazer em receber informações valiosas e noticias prósperas da BioLogicus. Considero de “Maior Grau” a “Qualificaçao e Dedicação” o “Desempenho e Segmento” dessa “Missão do Bem”
“PROSPERIDADE ” é o seu nome.
“PARABÉNS” DR. DJALMA e Dra. FÁTIMA e que as “BÊNÇÃOS DE DEUS” continuem lhes seguindo.
É 9sempre imenso o prazer de receber informações valiosas e notícias prósperas da BioLogicus.
Considerada de “Maior Grau” de “Qualificaçao e Dedicaçao” o desempenho e o segmento dessa “Missao do Bem”.
“Prosperidade é o seu nome.
PARABÉNS !
DR. DJALMA e Dra. FÁTIMA .
Que as BENÇAOS DE DEUS continuem lhes seguindo.