Provavelmente você já deve ter ouvido falar de remédios com corticoides, mas será que você sabe o que é essa medicação? Para que eles servem e para que tipo de problemas eles são indicados?
Se está ou ficou curioso sobre o assunto veio no lugar certo.
O QUE SÃO CORTICOIDES?
Os remédios com corticoides são uma classe de medicamentos com uma grande ação anti-inflamatória bem como imunossupressora, eles também são conhecidos e chamado de corticosteroides ou cortisona.
Esses medicamentos são, na verdade, hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais, que dão a característica de anti-inflamatório, e por isso são ótimos aliados para o tratamento de doenças crônicas como asma, alergias, inclusive são usados também em casos de transplantes de rim, etc.
TIPOS DE CORTICOIDES
Há vários tipos de corticoides que podem ser optados de acordo com o tipo de problema e, consequentemente, do tratamento a ser realizados.
- Tópicos: cremes, pomadas, géis, assim também loções usadas para o tratamento de alergias e doenças de pele;
- Orais: soluções orais bem como comprimidos usados para o tratamento de doenças crônicas;
- Injetáveis: usado e administrado por médicos em tratamentos de doenças crônicas como lúpus;
- Inalatórios e nasais: sprays usados para o tratamento de alergias respiratórias;
- Oftálmicos: colírios usados para o tratamento de doenças como conjuntivite e uveíte.
QUANDO É INDICADO O USO DE REMÉDIOS COM CORTICOIDES?
Os remédios com corticoides são indicados para uma boa parte das doenças inflamatórias e casos de imunossupressão.
Entretanto, vale lembrar que são remédios que, geralmente, devem ser utilizados por um curto período de tempo e, caso seu uso seja mais longo, é necessário associá-lo a outros medicamentos para que diminua os efeitos colaterais de seu consumo.
Leia também: MAS AFINAL, O QUE É PROBIÓTICO?
Alguns dos problemas que podem ser tratados com remédios com corticoides são: asma, alergias, hepatite autoimune, artrite reumatoide, renite alérgica, urticária, vitiligo, leucemia, linfoma, esclerose múltipla, lúpus, mieloma múltiplo, edema cerebral, transplante de órgão, entre outras patologias.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS PROVOCADOS?
Como toda medicação tem seus efeitos colaterais, alguns maiores que os outros, com os remédios com corticoides acontece o mesmo.
Porém, quando usado por período de tempo curto, seus efeitos colaterais não são tão preponderantes assim, no entanto, quando a pessoa tem que fazer uso prolongado de medicamentos com essa substância é possível notar efeitos colaterais como:
- Agitação;
- Alergias locais;
- Aumento do açúcar no sangue;
- Cansaço;
- Catarata;
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Inflamação do esôfago;
- Inflamação do pâncreas;
- Insônia;
- Má digestão;
- Maior fome;
- Nervosismo;
- Úlcera no estomago;
- Entre outros.
QUANDO NÃO É INDICADO O USO?
Os remédios com corticoide, no geral, não possuem uma contraindicação, a não ser que a pessoa tenha alergia ou hipersensibilidade a alguma outra substância presente em sua composição.
Entretanto, é necessário cautela ao utilizar qualquer tipo de remédio, de modo que é preciso orientação e prescrição médica.
Tendo em vista que, consumir medicamentos com corticoide deve ser uma alternativa apenas em situações mais críticas, quando se pesado que as vantagens de seu uso podem superar os riscos e os efeitos colaterais que, por ventura, podem ocorrer.
Por conta de seus efeitos colaterais, há necessidade de maiores cuidados para pessoas que tenham hipertensão, diabetes, osteoporose, glaucoma, obesidade, psicose e estejam na menopausa, bem como em crianças e idosos que devem ser monitorados, caso utilizem o medicamento.
Para completar, vale frisar em um ponto muito importante: remédios com corticoides não são recomendados durante a gravidez, pois eles podem colocar em risco tanto a vida da mãe quanto do bebê, entretanto, se for realmente necessário seu uso, deve ser feito pelo médico que acompanha a gravidez.