O método BLW é uma forma de introduzir alimentos ao bebê no qual ele começa a se alimentar com as mãos. Neste método os alimentos são cortados em pequenos pedaços assim também são bem cozidos.
Dessa maneira, este método é uma forma de complementar a alimentação do bebê a partir dos 6 meses de idade.
É nesse período que a criança já se senta sem precisar de apoio e consegue segurar os alimentos utilizando a mão e levar o que deseja comer até à boca. Além disso, o bebê apresenta desejo em comer o que os pais estão comendo.
O método só deve ser adotado quando o bebê atinge esses marcos de desenvolvimento. Ao contrário, não é uma boa ideia de introdução alimentar.
MÉTODO BLW – COMO COMEÇAR?
Como já dito, esse método só pode ser adotado pelos pais quando o bebê tiver 6 meses de idade. Isto porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, esse é o período em que a amamentação não é mais exclusiva.
Assim também é o tempo de vida em que a criança consegue sentar e segurar os alimentos de uma forma mais independente. Sendo assim, é mais fácil abrir as mãos e levar os alimentos até a boca.
É nessa fase que o bebê deve ser sentado à mesa e fazer as suas refeições acompanhadas dos pais.
A criança deve se alimentar apenas com alimentos saudáveis. Tais como verduras, frutas bem como legumes, sendo assim, nessa fase é excluído os pães, doces e biscoitos.
Uma boa maneira de iniciar e utilizar esse método é ao invés de colocar os alimentos em algum prato, deixe-os em cima de um tabuleiro, aquele que vem na cadeirinha de bebê.
Dessa maneira, os alimentos chamam mais atenção da criança e parecem ser mais vistosos.
Leia também: LEITE MATERNO – ESSE NÃO TEM SUBSTITUTO
O QUE O BEBÊ PODE COMER NA INTRODUÇÃO ALIMENTAR BLW?
Há diversas opções que o bebê pode passar a comer sozinho utilizando o método BLW:
- Macarrão parafuso, bolinho de arroz e ovo cozido picado;
- Couve-flor, vagem, quiabo;
- Omelete;
- Cenoura, chuchu, pepino e brócolis;
- Inhame, beterraba em palito, maçaroca de milho de cozido;
- Frutas cortadas em palito, cozidas e sem cascas;
- Peito de frango cortado em pequenas tiras.
Todo alimento deve ser cozido para que a mastigação seja facilitada. Mesmo que a criança não tenha dentes ainda, a gengiva é capaz de fazer o processo de trituração para que o bebê consiga engolir o alimento.
O corte dos legumes em formato de palito é a melhor estratégia para ajudar o bebê a segurar cada pedaço do alimento. Assim também para conseguir colocar na boca.
Se os pais possuem dúvidas em relação a capacidade do bebê conseguir mastigar o alimento com a gengiva, é possível que a mãe ou o pai da criança coloque o alimento da boca e tente amassá-lo com a língua e o céu da boca.
QUAL A QUANTIDADE DE ALIMENTO QUE O BEBÊ DEVE CONSUMIR?
É ideal que o bebê coma apenas 3 alimentos no almoço e no jantar.
Não quer dizer que a criança irá consumir todos os diferentes alimentos. O que vale nesse método é a experiência de pegar o alimento, colocá-lo na boca bem como sentir o cheiro.
Os pais devem se acostumar com a sujeira causada pelo bebê na mesa de jantar. A criança está no processo de aprendizagem. Sendo assim, não pode ser punido por não comer toda refeição ou por espalhar a comida pela cadeira e mesa.
O MELHOR PARA O BEBÊ!
A criança não pode ser deixada sozinha nesse momento e os pais devem ser bastante calmos em relação a esse método.
O método BLW é uma forma muito utilizada e excelente na introdução alimentar de uma criança, deixe que o bebê fique livre em momentos como esse e aproveite essa ocasião em família.