Atualmente é muito comum que os estudantes se preocupem com os diversos aspectos de suas vidas. Sendo assim, procuram por alimentos que melhoram o aprendizado e bloqueiam a ansiedade.
Geralmente a alimentação saudável é uma preocupação das pessoas doentes. Assim também para quem faz atividades físicas e para aqueles que adotam dietas especiais.
Contudo, para o universitário, para o vestibulando ou o concurseiro, a alimentação também pode ajudar na rotina de estudos.
A boa dieta pode auxiliar e proporcionar melhorias na concentração dos estudantes, no controle da ansiedade, ajuda a relaxar. Além disso, preserva a memória bem como aumenta a disposição desses estudantes.
Dessa maneira, o aluno estará mais disposto para encarar horas de estudos, lendo livros e fazendo anotações.
ALIMENTOS QUE MELHORAM O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES – OLEAGINOSAS E PEIXES
O ômega 3 é um dos grandes segredos entre os componentes necessários para ajudar no aprendizado. Se trata de um complexo de ácidos graxos que é responsável pelos seguintes benefícios:
- Saúde do cérebro;
- Memória;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Concentração.
Também ajudam a melhorar as funções dos neurônios, e até é capaz de prevenir contra doenças do sistema nervoso, como o Alzheimer.
Sendo assim, para que você consiga ficar concentrado e lembrar de tudo no momento de provas importantes ou seminários, é indicado comer diversos tipos de peixes e oleaginosas, como nozes, avelã, castanha e amêndoas.
O abacate, a aveia e o ovo também são alimentos que podem ser incorporados na dieta.
CAFEÍNA – UMA EXCELENTE MANEIRA DE ESTIMULAR-SE DURANTE A ROTINA DE ESTUDOS
É comum a utilização de cafeína como estimulante. Esse tipo de alimento é conhecido por proporcionar energia.
Para quem está em uma rotina de estudo, a cafeína é um aliado fundamental, já que vai disponibilizar bastante energia para uma maratona de estudos entre os livros.
O café é uma bebida que não pode faltar nessa lista, mas se o estudante não for um apreciador, é indicado consumir esse produto na versão chocolate, de preferência o meio amargo, que possui forte concentração de cacau.
Leia também: ALIMENTAÇÃO PROBIÓTICA E FUNÇÃO CEREBRAL
Outras fontes de cafeína são: chá mate, chá verde e chá preto, ou seja, há diversas opções de alimentos que melhoram o aprendizado, sendo assim, se o estudante não se familiarizar com um, ele terá outras opções.
ALIMENTOS QUE AJUDAM ESTUDANTES NO BLOQUEIO DA ANSIEDADE ANTES DE PROVAS E SEMINÁRIOS
Um dos grandes obstáculos na vida de estudante no momento dos estudos, na hora de apresentar um trabalhado e para fazer provas é a ansiedade.
A ansiedade é um grande empecilho que atrapalha todo o esforço colocado na rotina de estudos.
Além dos alimentos que melhoram o aprendizado, há também os alimentos que podem ajudar a bloquear a ansiedade.
O leite, por exemplo, possui efeitos tranquilizantes e evita a insônia, portanto, o estudante garante uma boa noite de sono antes de uma prova.
Proteínas também podem ajudar no bloqueio da ansiedade, já que é um tipo de alimento que é responsável pela ativação da dopamina, esse hormônio tem a função de proporcionar o bem-estar.
Desta maneira, é indicado se alimentar de carnes magras, iogurtes, feijão, vegetais, como o espinafre e lentilha.
A vitamina C também oferta benefícios para os estudantes, pois é responsável por melhorias no humor, sendo assim, um delicioso suco de laranja pode ser um ótimo alimento que melhora o aprendizado.
OUTROS ALIMENTOS QUE MELHORAM O APRENDIZADO
Há uma lista de alimentos que melhoram o aprendizado e todo estudante deve conhecê-los e adicioná-los na dieta:
- Água de coco: potente energético, rica em potássio e em magnésio;
- Grão-de-bico, agrião e ervilha: fonte de ferro, que ajuda na oxigenação do cérebro e aumenta a energia corporal;
- Pães, frutas e tortas: transformam o açúcar em energia para o corpo.
São diversos alimentos que melhoram o aprendizado, basta saber escolher aqueles que mais proporcionam vantagens para a sua rotina de estudo.