Muitas pessoas fazem atividade física, mas preferem não associar a alimentação. Em contrapartida, outros apenas se alimentam bem, mas não praticam atividade física.
Mas, você já tentou fazer atividade física associada à alimentação?
Ainda não?
Bom, esse post irá lhe mostrar como você pode fazer isso e começar hoje mesmo.
Vamos lá?
ATIVIDADE FÍSICA ASSOCIADA À ALIMENTAÇÃO
O QUE VOCÊ DEVE COMER ANTES DE PRATICAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?
A alimentação mais adequada para você que vai praticar atividade física necessita ter substratos que sejam fonte de energia.
Isso quer dizer que os seus alimentos precisam ser capazes de lhe ajudar a manter o nível de uma atividade física intensa. Desta forma as fontes dos alimentos armazenadas, irão fazer com que as reservas do seu corpo consigam ficar preservadas aumentando assim o fluxo sanguíneo.
O nosso corpo interpreta que a atividade física é extremamente intensa. Por conta disso o gasto energético se torna mais elevado.
A ideia aqui então é tentar incluir alimentos que contenha carboidratos. Assim, o seu corpo terá suporte para queimar uma grande quantidade de caloria.
Porém, não exagere no carboidrato, já que sua quantidade poderá interferir no fluxo sanguíneo, gerando assim uma queda significativa durante a sua performance nas atividades físicas.
Alguns alimentos que são fontes de carboidratos são:
- Massas;
- Feijão;
- Arroz;
- Lentilha.
Outro nutriente interessante para colocar na sua alimentação antes de praticar a sua atividade física é a proteína.
As indicações dos especialistas dizem respeito a proteína ser responsável por conseguir aumentar o fluxo sanguíneo do corpo, principalmente nos músculos, o que consegue trazer muitos benefícios tanto para aqueles que fazem treinos aeróbicos ou treinos com força.
Isso acontece porque a proteína também tem a característica de aumentar os aminoácidos, ajudando assim o fortalecimento do corpo, facilitando assim a prática da atividade física escolhida.
COMO VOCÊ DEVE SE ALIMENTAR DEPOIS?
Depois do treino é necessário também conseguir fazer uma ótima alimentação, mesmo que muitas pessoas optem por uma má alimentação.
Infelizmente, esse comportamento pode afetar muito nos resultados das atividades físicas para quem deseja tonificar os músculos, mas também para quem quer emagrecer.
Isso é claramente muito negativo, já que o seu corpo não consegue receber a quantidade de nutrientes adequados depois do treino, logo a sua recuperação pós treino passa a ser prejudicada, atrapalhando assim os seus resultados.
Diversos especialistas costumam recomendar a ingestão de proteína depois do treino, devido a famosa queima de gordura que acontece automaticamente após a atividade física, durante trinta minutos.
MINERAIS E VITAMINAS
Esses são dois itens essenciais para que o seu corpo consiga funcionar da maneira correta. Além de conseguir regular os hormônios e as enzimas, faz a manutenção cardíaca, auxilia no funcionamento cerebral, na contração muscular e em todo o organismo.
Por essa razão, eles devem ser ingeridos na alimentação, já que eles não são nutrientes que são produzidos pelo organismo.
Não por acaso, com a ausência deles, é muito comum as pessoas passarem a utilizar a suplementação alimentar, normalmente feito em cápsulas.
Existem infinitas vitaminas e minerais e por isso você deve ingerir depois do seu treino para que consiga repor todas as energias necessárias:
- Vitamina A;
- Vitaminas do Complexo B;
- Vitamina C;
- Vitamina D;
- Vitamina E.
Já entre os minerais você deve inserir:
- Zinco;
- Ferro;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Cromo.
Leia também: SUPLEMENTOS INTELIGENTES – MAGNÉSIO
Depois desse post tenho certeza que você irá começar a fazer a atividade física associada a alimentação, sabendo que isso pode melhorar ainda mais o seu resultado.
Procure a opinião de um nutricionista sempre, não suplemente de maneira desleixada.