Antes de entendermos o que são os alimentos ultraprocessados, vamos voltar um pouquinho e entendermos os outros tipos de processos que existem? Vem comigo!
O tipo de processamento sofrido pelo alimento interfere em seu sabor e sua qualidade nutricional.
ALIMENTOS IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS
Primeiramente, temos os alimentos in natura. Que são aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixarem a natureza, como por exemplo as frutas, legumes, verduras bem como ovos.
Em segundo lugar podemos encontrar os alimentos minimamente processados. Minimamente? Como assim? São os in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, pasteurização. Assim também, refrigeração, congelamento, sem agregar sal, açúcar ou outro componente. Exemplo: carne fresca, leite, grãos bem como nozes, chás, café etc.
DICA: Alimentos in natura e minimamente processados são a base ideal para uma alimentação adequada e saudável!
+ 1 DICA: Óleos, gorduras, sal assim também açúcar, se utilizados com moderação em preparações culinárias baseadas em alimentos in natura e minimamente processados, podem tornar a alimentação mais saborosa, mantendo seu equilíbrio nutricional. Exemplos: óleos vegetais, azeite, manteiga, banha de porco, assim também gordura de coco, açúcar demerara ou mascavo, melado, rapadura e sal de cozinha.
Leia também: ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS – OS MAIS PERIGOSOS
ALIMENTOS PROCESSADOS
Os alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal, de açúcar ou de outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Exemplo: frutas em calda; atum enlatado; queijos; e pães feitos de farinha de trigo.
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
Já os alimentos ultraprocessados, são formulações industriais feitas na sua maior parte com quantidades significativas de óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas, com adição corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para deixar o produto super saboroso, mas pouco nutritivo.
SE LIGA: ATENÇÃO PARA “ARMADILHAS”! Algumas embalagens dizem: “Sabor Morango” que não quer dizer que tenha morango nos ingredientes, bem como com outros “sabores”, muitas vezes isso só indica que temos aromas para dar sabor ao alimento.
Prestem bastante atenção na alimentação! Lembre-se que boa parte do que você é, é o que você come!
VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!
REFERÊNCIA:
Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.