Você tem o hábito de realizar uma boa mastigação quando se alimenta?
Ou você como com pressa?
A mastigação é uma etapa super importante para o processo digestivo.
Então vamos entender sua influência.
A DIGESTÃO TEM INÍCIO NA BOCA – MASTIGAÇÃO
Como parte do processo digestivo, é na boca que se inicia a digestão dos alimentos.
A preocupação com a qualidade da alimentação tem crescido de maneira significativa. Contudo, raramente encontra-se pessoas preocupadas com o simples ato de mastigar bem seus alimentos.
Na boca ocorre a digestão, principalmente, das fontes de amido dos alimentos. Na saliva existe uma enzima digestiva chamada ptialina. Esta enzima tem ação sobre as massas em geral, cereais, biscoitos, entre outros.
Embora tenha uma ação significativa em alimentos que contenham amido, devido a presença da ptialina, a mastigação, por si só, traz importantes benefícios.
A trituração dos alimentos, realizada pelos dentes, reduz os alimentos em pedaços menores. O que aumenta a capacidade de ação das enzimas sobre eles, pois, aumenta a superfície de contato dos mesmos.
Dessa maneira, qualquer que seja o alimento, mastigar bem auxilia na digestão, uma vez que eles chegam pré-digeridos no estômago.
Boa parte dos problemas digestivos, como azia, sonolência após refeições bem como má digestão, podem ter origem na mastigação realizada de maneira insuficiente.
Engolir os alimentos em pedaços maiores exigirá mais esforço do estômago para triturá-los.
Seu estômago não tem dentes, viu?
Leia também: SEU ESTÔMAGO NÃO TEM DENTES
QUAIS OS DEMAIS BENEFÍCIOS DE UMA MASTIGAÇÃO ADEQUADA
Quando ocorre uma boa mastigação dos alimentos, a sensação de saciedade é maior e mais rápida.
Uma vez que esta sensação é mais rápida, ajuda no controle de quantidade de alimento ingerido. Neste contexto, estimular a mastigação é uma razão bastante interessante, principalmente para pessoas que precisam controlar a ingestão de alimentos, pela necessidade de controlar o peso. Além disso, com uma mastigação mais compassada, você consegue apreciar melhor o sabor dos alimentos.
DICAS PARA MASTIGAR CORRETAMENTE
- Descanse os talheres: Ficar com os talheres nas mãos, estimula a pegar mais comida. Sendo assim, apoie os talheres durante um tempo e aproveite o alimento que está sendo mastigado;
- Aprecie a comida: Devido a correria do dia a dia, muitas vezes comemos depressa e mal conseguimos sentir o gosto do que estamos comendo. Sinta cada alimento que está colocando na boca, apure seu paladar;
- Reserve um tempo só para suas refeições: Quando estiver se alimentando, evite mexer no celular ou assistir televisão. A vida diária de muitos é bastante corrida, mas é de suma importância dar valor ao tempo das refeições. Nesta hora, é necessário concentração, atenção aos movimentos da boca e ao sabor dos alimentos;
- Prefira locais tranquilos: A vida é troca de energia. Quando nos alimentamos em lugares agitados e movimentados, entramos na mesma frequência e, consequentemente, ficamos inquietos. Tranquilidade na hora das refeições é primordial;
- Quantidade: Procure dividir os alimentos ao meio e coloque pequenas porções na boca. Fazendo assim, você terá a mastigação facilitada. Além disso, vai garantir mais confiabilidade na trituração do mesmo.
A mastigação adequada é um hábito que deve ser estimulado desde cedo.
Tenha calma ao se alimentar. Tenha uma relação agradável com seu organismo e seu alimento. Sinta prazer olfativo, sinta prazer na textura e no sabor.
Sendo assim, é importante lembrar que não é apenas a qualidade na alimentação que deve ser alvo de constante preocupação e interesse, mas também a mastigação.
Ah, e não esqueça…
Higiene diária dos dentes e visitas regulares ao dentista, são de suma importância para a manutenção da saúde bucal. Qualquer alteração na boca, pode comprometer o processo de mastigação e por conseguinte o processo digestivo como um todo.
mas oque é úvula?
Olá, Mike.
Geralmente a úvula é chamado de goela, sininho, entre outros nomes. Ela é um apêndice cônico, situado na parte superior da boca.
A úvula serve como um alarme de que algo está a passar pela nossa garganta e é hora de fechar as vias respiratórias para que não entre nem na cavidade nasal, nem na traqueia, ou seja, (é uma válvula que se fecha para impedir que a comida chegue ao nariz ou faça com que nos engasguemos com ela.)