As lojas de produtos naturais, em especial as franquias, têm enfrentado um grande aumento da concorrência nos últimos anos. Por causa dessa expansão do mercado de alimentação saudável, os empreendedores precisam se destacar e saber como fidelizar clientes.
Mas então, o que pode ser feito para que a sua loja comece a oferecer diferenciais e você comprove como fidelizar clientes vai ajudar a lucrar e crescer? Continue lendo e confira as dicas:
Como fidelizar clientes?
O consumidor desse mercado é atraído por um conjunto de soluções que a loja deve oferecer: alimento de procedência confiável, variedade, qualidade, atendimento diferenciado e disponibilidade.
Atendendo a estes critérios, a loja irá proporcionar uma experiência positiva para o consumidor, que vai voltar uma, duas, três vezes, até fidelizar. Será como um processo “natural”, resultado da aplicação correta das dicas a seguir.
Crie um negócio de valor
Proporcionar a experiência completa em que o seu cliente saia satisfeito é gerar um negócio de valor, essa é a estratégia macro de como fidelizar clientes.
Mais do que comprar um produto, as pessoas adeptas da alimentação saudável querem comprar um benefício para a saúde em um local que entenda o seu estilo de vida.
O valor da sua empresa de produtos naturais precisa estar atrelado (na teoria e na prática) aos desejos e objetivos dos seus clientes. Esse valor é um aspecto macro no negócio. Definida essa etapa, vêm as práticas para que esse valor seja gerado.
Estruture o seu atendimento e treine seus colaboradores
Organize as formas de atendimento ao cliente, seja em loja física ou online. Para oferecer uma experiência completa, o atendimento deve ser prestativo e eficiente, do início ao fim.
Os colaboradores devem estar preparados para tirar as dúvidas do cliente com clareza, oferecer opções para as necessidades dele, solucionar problemas (caso ocorra algum) e manter um relacionamento duradouro.
Para isso, invista no treinamento dos colaboradores, possibilitando que toda a equipe trabalhe em linha com um mesmo propósito e em busca dos mesmos objetivos.
Os treinamentos são uma forma de atuar com a gestão do seu capital humano. Treinar é tão importante porque são os colaboradores que vão transmitir o valor da sua empresa. Eles exercem papel fundamental no processo de como fidelizar clientes.
Crie programas de fidelização
O cliente fiel é aquele que se sente tão feliz com o serviço e produtos da sua loja que recomenda para os outros e deixa que a loja participe da vida dele.
Mas como fazer para participar da vida do cliente?
Você precisa aproveitar as oportunidades de registrar informações sobre ele para oferecer um atendimento personalizado.
Os programas de fidelização permitem isso e há diferentes formas de aplicar. Uma delas é oferecendo um cartão de descontos, que para adquirir o cliente precisa preencher uma ficha cadastral com poucos dados (nome, profissão, filhos, contato, por exemplo).
Essas informações serão suficientes para que você comece a manter um relacionamento mais próximo com ele, pois vai poder afunilar suas ofertas com base no que pode agradá-lo e satisfazer suas necessidades.
O mesmo você pode fazer usando o marketing digital. Você oferece conteúdo de qualidade para agregar conhecimento ao seu cliente, lembra do aniversário dele e envia um e-mail para mostrar um produto novo que ele vai gostar.
Assim você o mantém em sintonia com o seu negócio, reforçando o quanto essa relação é importante. Procure uma agência especializada para entender como funciona e qual o melhor método para o seu negócio.
Atente-se para a segmentação
O mercado da alimentação saudável é vasto e possui diversas subdivisões. Por exemplo, alimentos naturais não necessariamente são orgânicos, e aí existem dois públicos distintos.
Há também a divisão entre o público fitness e o público que busca uma reeducação alimentar para tratar da saúde.
Você precisa selecionar qual ou quais segmentos vai oferecer na sua loja e trabalhar cada coisa de forma harmônica, mas distinta.
Dessa forma você consegue oferecer um atendimento mais organizado, cada público vai se sentir mais valorizado e você vai conseguir atuar com muito mais facilidade nos programas de fidelização.
Trabalhe com produtos que você confia
A procedência dos produtos que você escolhe trabalhar é fundamental para o seu negócio crescer e é fator primordial em como fidelizar clientes.
Nesse mercado, os consumidores querem o que tiver de melhor, mais confiável, mais natural e sustentável. Você, além de tudo isso, quer contar com fornecedores que não te deixem na mão e garantam a conservação da mercadoria.
Outro ponto muito importante que deve aliar às necessidades acima é estar atualizado com as novidades do mercado e oferecer produtos inovadores, fabricados com base científica, que de fato vão contribuir com a qualidade de vida do seu cliente de forma duradoura. (Baixe o nosso infográfico sobre os produtos naturais que serão tendência em 2018 e confira os principais).
Monitore
Saber o que os clientes estão falando do seu negócio é muito importante para identificar seus pontos fortes e fracos.
Incentive o feedback dos clientes pelas redes sociais, faça pesquisas rápidas, crie uma caixa de sugestões para a loja e permita-se ouvir críticas e elogios.
Com essas informações em mãos, você vai detectar várias formas de como fidelizar clientes, por meio das respostas que eles próprios vão fornecer.
Então, mantenha-se sempre engajado (e engaje sua equipe) para melhorar o que pode ser melhorado, manter o que está satisfazendo e continuar em busca de inovação para que o seu cliente possa se surpreender sempre e continuar encantado pelo seu serviço.
Quando você aplica uma boa gestão do seu negócio, entende como fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos. Por isso, especialmente o lojista de produtos naturais deve investir em novidades de boa qualidade para criar um laço de confiança e fidelidade.
Este conteúdo foi útil para você? Então, baixe agora mesmo o nosso infográfico e fique por dentro dos produtos naturais que serão tendência neste ano!