O que o Kefir tem a ver com a questão dos gastos futuros com a saúde?
Vamos tentar entender juntos?
Mas, antes de tudo…
QUAL O CONCEITO DE SAÚDE?
Em meados dos anos 70, o filósofo da medicina, Cristopher Boorse recebeu muitas críticas quando criou a Teoria Bioestatística da Saúde (TBS), em síntese dizia que saúde é ausência de doença.
Contudo, sabemos que o conceito de saúde vai além desta definição.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental bem como social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.
A saúde é um direito de todos e dever do estado, garantido mediante medidas políticas, sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação (BRASIL, 1998).
Leia também: PROBIÓTICOS – PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
MAS O QUE O KEFIR TEM A VER COM ISTO?
Em busca de saúde e longevidade é cada vez mais frequente a procura por alimentos que trazem consigo um valor agregado. Um alimento que vá além do saciar.
As pessoas estão procurando longevidade, mas longevidade com qualidade.
Conseguimos enxergar um aumento na perspectiva de vida, mas à base de quê? De remédios que prolongam nossa estadia aqui na terra? Estamos envelhecendo doentes! Vamos ficando na terra apenas de corpo presente.
Sob o mesmo ponto de vista, acabamos gastando absurdos em medicamentos para aliviar a dor. Em remédios que ajudam a combater determinada enfermidade, mas trazem consigo efeitos colaterais terríveis e acabam por prejudicar outras funcionalidades do nosso organismo.
Claro que devemos fazer uso de medicações quando necessário.
Mas na busca pela longevidade, que tal começarmos pela nossa alimentação?
Como dizia Hipócrates: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio“.
Devemos nos preocupar com nossa dieta, devemos nos preocupar em ler os rótulos dos alimentos que compramos.
Na medida do possível, dentro da nossa realidade, devemos buscar uma alimentação mais saudável. Levando em consideração os microrganismos que carregamos conosco. Não podemos esquecer da nossa microbiota intestinal. Ela é responsável pela defesa do nosso organismo também.
Sendo assim, o Kefir surge como uma excelente opção, pois traz consigo microrganismos do bem para auxiliar no fortalecimento do nosso sistema imunológico.
O significado da palavra Kefir já nos remete à saúde. Kefir significa BEM-ESTAR.
Vários estudos já comprovam a importância da nossa microbiota intestinal em relação à manutenção da saúde.
Dessa maneira, que tal colocar sua microbiota em primeiro lugar? O resto virá naturalmente!
Com uma alimentação equilibrada, vamos “rejuvelhecer”. Sendo assim, teremos longevidade com qualidade de vida. Cuidando da nossa alimentação agora, evitaremos gastos absurdos com a saúde no futuro.
A saúde vem pela nutrição!
REFERÊNCIAS:
Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse.