As pesquisas não mentem: o mercado de alimentação saudável no Brasil se manteve em constante crescimento nos últimos anos, abrindo cada vez mais nichos para investimentos, e tende a permanecer em ascensão.
Se você já investe nessa área e busca por novas demandas ou está pesquisando informações confiáveis e inspiradoras para começar a investir, continue lendo e descubra todas as possibilidades do mercado de produtos para saúde e bem-estar.
Acompanhe!
Alguns dados sobre o mercado de alimentação saudável no Brasil
Começando por uma informação bastante animadora, de 2009 a 2014 o mercado de alimentação saudável no Brasil cresceu nada menos que 98%, movimentando cerca de 35 bilhões de dólares anualmente, de acordo com as informações da agência de pesquisa Euromonitor.
Se em 2009 o mercado já estava em expansão, imagine quase 10 anos depois, enquanto cada vez mais pessoas tornaram-se adeptas de um estilo de vida mais saudável, seja por desejo ou necessidade.
Com o constante aumento da procura, também surgem novas ofertas de produtos diferenciados e nichos para suprir as ramificações do grande público, que dão espaço a uma diversidade de possibilidades de investimento.
Quais os principais nichos deste mercado?
Atender ao mercado fitness, que preza pela combinação de emagrecimento e aumento de massa muscular de forma saudável, é apenas uma entre as possibilidades de nichos para investir.
Atualmente, as mudanças no estilo de vida da população também estão acontecendo por exigência médica, como no caso do celíacos, diabéticos e pessoas com restrições de determinados nutrientes.
Há também o grande aumento de adeptos do vegetarianismo e veganismo, além das pessoas que ainda não deixaram de consumir carne, mas estão cada vez mais conscientes sobre os benefícios do consumo de alimentos orgânicos e sem conservantes para a saúde.
Quais as novas demandas do consumidor de alimentação saudável?
O mercado de alimentação saudável no Brasil pode ser dividido em 4 grandes grupos, conforme veremos a seguir.
Mas vale ressaltar que diversos produtos são consumidos em comum por estes grupos. Então é necessário fazer uma avaliação conjunta sobre qual nicho investir, considerando toda a gama de produtos que você pode disponibilizar:
Vegetarianos
A consciência das pessoas quanto a parar de consumir carne também tem crescido bastante. De acordo com uma pesquisa do Ibope, 15,2 milhões de brasileiros, ou seja, 8% da população, são adeptos ao vegetarianismo.
Este número está dividido pelo Brasil, mas a maior concentração é no estado de São Paulo (mais de 792 mil), mas Fortaleza é capital com maior concentração de vegetarianos, considerando o total demográfico da cidade.
Apesar do número animador para quem planeja investir no nicho do vegetarianismo, o público é ainda maior, já que muitas pessoas que não se declaram vegetarianas também buscam por esse estilo de vida por conta das opções saudáveis e cada vez mais variadas.
Veganos
Diferente dos vegetarianos, o público vegano possui um estilo de vida ainda mais restrito ao consumo da carne: eles não consomem nenhum produto que tenha origem animal, inclusive fora do âmbito alimentar.
Apesar dos muitos adeptos, ainda há uma grande necessidade de opcionais para suprir esse público, seja em lojas de produtos naturais, cafés, bares ou restaurantes. Portanto, é outra opção válida para começar a planejar um investimento.
Glúten Free
Alimentos livres de glúten são procurados tanto por pessoas diagnosticadas com a doença celíaca, quanto por quem segue uma dieta que restringe essa substância para favorecer o emagrecimento e o bem-estar do organismo.
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, no Brasil há registro de 2 milhões de pessoas diagnosticadas como celíacas, o que representa um público que certamente procura opções de alimentos sem glúten tanto para comer em casa quanto fora.
Fitness
O grande boom do mercado de alimentação saudável no Brasil iniciou com ele: o público fitness, que atualmente acaba englobando os outros nichos mencionados, já que praticar atividade física é um hábito intimamente ligado à uma alimentação saudável e ao bem-estar.
Em uma visão mais abrangente, o relatório Brasil Food Trends 2020 ajuda a selecionar o que as pessoas mais valorizam dentro do mercado de alimentação saudável no Brasil, facilitando o direcionamento dos empreendedores. Confira:
- Produtos que melhoram o desempenho físico e mental;
- Produtos que favorecem a saúde do sistema cardiovascular;
- Produtos que favorecem a saúde do sistema gastrintestinal;
- Produtos para dietas restritivas;
- Produtos funcionais com aditivos de nutrientes;
- Produtos com redução de gorduras, sal e açúcar;
- Alimentos fortificados;
- Alimentos diet e light;
- Alimentos orgânicos;
- Alimentos que promovem a energia e para praticantes de esportes;
- Produtos integrais;
- Vegetais frescos;
- Produtos com selos de qualidade.
Oportunidades do mercado de alimentos saudáveis
As lojas de produtos naturais são uma das oportunidades de empreendimento mais procuradas, mas não podemos esquecer que, com uma transformação geral no estilo de vida, as pessoas necessitam mais do que comprar ingredientes para fazer comida em casa.
Por isso, cafés, lanchonetes e restaurantes também são ótimas sugestões de investimento, pois as pessoas querem poder comer fora sem levar marmita, tendo a certeza de que irão encontrar um cardápio adequado para integrar as suas rotinas alimentares.
Ainda assim, há quem tenha se adaptado muito bem ao sistema de marmitas, especialmente quem segue dietas específicas e não apenas busca por uma reeducação alimentar. Por isso, outra grande oportunidade de investimento são refeições prontas, na quantidade solicitada pelo cliente e que possam ser congeladas.
O sistema delivery é mais um modelo de negócio no mercado de alimentação saudável no Brasil, especialmente procurado em cidades maiores, onde as pessoas não querem ou não podem perder tempo com deslocamento para o almoço. Ele pode ser ofertado tanto para refeições prontas quanto para a entrega de produtos orgânicos, em casa ou nas empresas.
Outra novidade que ainda pouco se vê são os açougues veganos, que oferecem uma diversidade de opcionais em substituição à carne, já que muitas pessoas querem tornar-se vegetarianas, mas são muito apegadas ao sabor ou consistência da carne como parte fundamental das refeições.
Qual o faturamento do mercado de alimentação saudável no Brasil?
Na mesma pesquisa da Euromonitor, que levantou dados sobre o crescimento do mercado de alimentação saudável no Brasil, também está a previsão de crescimento de 4,41% do faturamento ao ano até 2021.
Essa previsão foi possível graças ao número mensurado em 2016, quando foram movimentados R$93,6 bilhões, sendo respectivamente:
- R$36.332 bilhões em produtos com adição de cálcio e ômega-3;
- R$37.654 bilhões em produtos 100% naturais;
- R$1.027 bilhão em produtos sem lactose, glúten e açúcar;
- R$227 milhões em orgânicos certificados;
E o restante distribuído entre outras variedades. Esse valor fez com que o Brasil assumisse o 5º lugar no ranking mundial do segmento.
Pensa em investir no mercado saudável?
Agora que você conhece quais são as principais oportunidades de investimento dentro do mercado de alimentação saudável no Brasil e os números positivos que ele apresenta no presente e para o futuro, já pode começar um planejamento estratégico com mais segurança.
Mesmo com tanta informação animadora, lembre-se que sua pesquisa precisa continuar, por isso, separamos 2 artigos que podem servir para amadurecer a sua ideia:
- Como revender produtos naturais;
- Como escolher os fornecedores corretamente.
Este conteúdo foi útil para você? Então continue aprendendo! Assine a nossa newsletter e receba dicas uma vez por semana no seu e-mail!