E o depósito de sedimentos na garrafa do Kefir?
Como isso se justifica?
Essa é uma das dúvidas frequentes entre as pessoas que adotaram o Kefir para a sua dieta.
Sendo assim, que tal tentarmos esclarecer?
CRESCIMENTO MICROBIANO
Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos referindo ao número e não ao tamanho das células. Dessa maneira, os microrganismos em crescimento estão, na verdade, aumentando seu número e se acumulando em colônias.
Essa medida, embora seja possível estudar individualmente, geralmente se mede em relação a uma população. Exprimindo-o em termos de massa total ou em função do número de indivíduos. A massa total de uma população de microrganismos, crescendo em meio líquido, pode ser determinada de várias formas e dentre elas estão:
- Determinação do peso seco;
- Turbidimetria.
Leia também: KEFIR DE FRUTAS – ENTENDA COMO SURGIU
DEPÓSITO DE SEDIMENTOS NA GARRAFA DE KEFIR
O crescimento da massa microbiana pode ser vista pelo depósito dela no fundo da garrafa do seu Kefir. Como se trata de uma bebida composta por microrganismos vivos, eles continuam se multiplicando até atingir o equilíbrio.
Esse crescimento é conhecido como crescimento populacional exponencial.
Sendo assim, em condições nutricionais e ambientais adequadas, as quais os microrganismos estão adaptados, a população celular encontra-se numa fase de crescimento equilibrado.
Logo, não se preocupe com aquela massa que se deposita no fundo da garrafa do seu Kefir. Aquela massa faz parte do exército do bem que ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico.
Saiba mais: KEFIR – PROBIÓTICO POR EXCELÊNCIA
É importante salientar que o Kefir precisa ser refrigerado de maneira adequada entre 0 e 5 ºC para manter suas características originais. Leia o rótulo e siga as orientações do fabricante.
Então, fique ligado, os sedimentos do Kefir também são fortes aliados. Fazem parte do exército do bem que luta em prol da nossa saúde.