Você sabe a diferença entre Kefir e iogurte?
Sabemos que os dois são bebidas produzidas a partir da ação de microrganismos benéficos. Mas e a diferença entre eles?
Que tal uma leitura leve sobre essa diferença?
Vamos nessa!
DIFERENÇA ENTRE KEFIR E IOGURTE
Pra quem tem o hábito de consumir iogurtes, já deve ter ouvido falar do Kefir. Alguns podem até chamar o Kefir de iogurte de Kefir. Muitos até podem achar que eles são iguais. Contudo, existe uma série de diferenças entre eles. Entre as diferenças estão o modo de preparo de cada um, a diversidade de microrganismos, o flavor (aroma e sabor) bem como a consistência.
MODO DE PREPARO
O Kefir possui um tempo de fermentação maior que a do iogurte. Sendo assim, os microrganismos presentes consomem ainda mais a lactose, deixando o produto com um percentual bem menor em relação ao iogurte. Além disso, o Kefir é fermentado à temperatura ambiente, diferindo do iogurte que precisa ter a temperatura controlada durante todo processo.
DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS
Kefir e iogurte apresentam diferentes tipos de bactérias, cada uma com características distintas. No iogurte geralmente há apenas um tipo de microrganismo presente, sendo mais comuns os gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. Em contrapartida, o Kefir tem uma microbiota mais diversa. Sendo assim, essa microbiota é constituída por bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras.
O Kefir tem uma microbiota mais diversa!
Nossa microbiota intestinal é composta por uma diversidade de microrganismos do bem. Dessa maneira, não só a quantidade em termos de UFC (Unidade Formadora de Colônia) se faz importante na escolha do nosso produto. É interessante atentarmos para a diversidade de microrganismos existentes nele também.
AROMA, SABOR E CONSISTÊNCIA
O Kefir possui um sabor bem mais azedo que o iogurte. Assim também seu aroma se aproxima mais da especificação fermentado-ácido. Isso ocorre devido a presença das leveduras benéficas em sua cultura. Contudo, é possível manipular o sabor do Kefir com base no tempo de fermentação. Lembrando que, quanto mais fermentado estiver, menos lactose ele terá.
Quanto à consistência, geralmente os iogurtes são consumidos com uma colher, enquanto o Kefir é consumido como bebida, tornando-o até mais prático de ser ingerido.
MICROBIOTA INTESTINAL
Manter a microbiota intestinal equilibrada contribui para garantir a estabilidade de todo o sistema orgânico. Isto foi comprovado cientificamente desde o início do século vinte, quando o microbiologista russo Elie Metchnikoff, vencedor do prêmio Nobel de Medicina, desenvolveu a teoria sobre a restauração da microbiota por meio do consumo de alimentos fermentados, em especial os lácteos.
Outros estudos, orientados pela teoria de Metchnikoff, comprovaram posteriormente não apenas a eficácia dos produtos lácteos fermentados para a microbiota intestinal, mas também como forte aliados no combate a diversas doenças.
Leia também: KEFIR – ALTERNATIVA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
ATENÇÃO!!!
Mesmo com todas essas diferenças, os dois mostram versatilidade para serem consumidos de diversas maneiras.
Eu Quero Saber . O que EU posso fazer para reverter gurdura no fígado.
Bom dia, Antonia. Nesse caso é interessante a senhora entrar em contato com seu profissional de saúde. Muito embora, exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável, sejam pontos cruciais nesta questão.
Esse iorgute biologicus tem leite? Obrigada Marlene
Olá, Marlene. Tudo bem?
Não produzimos iogurtes, trabalhamos com o Kefir de frutas que não contém nenhum componente do leite, tendo em vista pessoas alérgicas e intolerantes.
Espero ter te ajudado, abraços!