Você sabia que a microbiota da mama tem bastante relevância em relação ao desenvolvimento do câncer de mama?
Você sabia que sua alimentação influencia na composição dessa microbiota?
Pois é, em nosso corpo existem mecanismos altamente interligados.
Vamos entender juntos?
Let’s go!
MICROBIOTA DA MAMA
Todos nós possuímos trilhões de microrganismos em nosso corpo. Esse microbioma exerce um papel fundamental em nosso desenvolvimento humano. O desequilíbrio de determinada microbiota, pode contribuir para o aparecimento de doenças como ansiedade, depressão, alergias bem como câncer.
Sendo assim, esses microrganismos estão presentes em todos os tecidos do nosso organismo, inclusive no tecido da mama. Dessa maneira, como qualquer microbiota existente em nosso corpo, a microbiota da mama pode entrar em desequilíbrio em decorrência da exposição a diversos fatores. Dentre os fatores estão o estilo de vida, os ambientais, os genéticos bem como os fatores dietéticos. Essas alterações aumentam o risco do aparecimento de doenças.
ALIMENTAÇÃO E MICROBIOTA DA MAMA
Segundo Cristina Saéz, especialista em ciência e tecnologia, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest(Carolina do Norte, EUA) descobriram que a comunidade de bactérias que reside nos seios depende da comida que ingerimos. Dessa forma, a composição dos microrganismos resultantes da dieta pode proteger ou ser um fator de risco para o câncer de mama.
O que comemos influencia na microbiota da mama.
“Nós mostramos pela primeira vez que populações específicas da microbiota da mama são significativamente afetadas pela dieta”, disse Carol Shively, pesquisadora da Universidade Wake Forest e co-autora do trabalho em um comunicado. “A microbiota da mama é agora um alvo de intervenção para proteger as mulheres do câncer de mama“, acrescenta.
De fato, a dieta é um dos fatores da vida associados ao câncer. Sendo assim, o consumo de alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares, aumentam as chances no desenvolvimento de tumores.
Leia também: CÂNCER DE MAMA E PROBIÓTICOS
No Brasil, frente ao advento da legalização de vários agrotóxicos, que são proibidos no resto do mundo, mais um alerta soa em relação ao aparecimento de doenças como o câncer em relação aos alimentos ingeridos.
Estudos realizados já analisaram tumores malignos e benignos da mama. Esses estudos constataram que nos tumores malignos haviam menos microrganismos do gênero Lactobacillus do que nos benignos. Assim também, os cientistas perceberam que a dieta rica em Lactobacillus aumentava os níveis de certos metabólitos com propriedades anticancerígenas.
Contudo, mais estudos em relação a microbiota da mama precisam ser realizados. Entretanto, atualmente, a relação alimentação e microbiota intestinal é a mais sedimentada. Já se sabe que nossa alimentação pode afetar a composição da microbiota intestinal e a saúde de forma global.
Nós somos o que comemos! Fiquem atentos!
REFERÊNCIAS:
La microbiota de la mama influye en el riesgo de padecer cáncer, Cristina Saéz, 2018.