Kefir, um probiótico por excelência, é um produto resultante da fermentação simbiótica por bactérias ácido-lácticas e do ácido acético e leveduras.
A palavra “kefir” é originária da palavra turca “keyif”, que significa “boa sensação” ou “sentir-se bem”. Acredita-se que descreve o sentido experimentado quando consumido.
Vários benefícios de saúde tem sido associados ao consumo do Kefir, incluindo supressão e prevenção de tumores, imunidade gastrointestinal e alergia, cicatrização de feridas, bem como assimilação de colesterol e inibição da ECA.
Suas propriedades antimicrobianas e a capacidade do kefir de modificar a composição e atividade da microbiota intestinal (Figura abaixo).
COMO O KEFIR PODE SER FEITO?
Pode ser feito de qualquer tipo de leite (cabra, ovelha, vaca, camelo, assim também o de búfalo). Contudo, depois do “advento vegano” no mundo, novas variedades estão sendo feitas a partir de substitutos do leite, como soja, arroz e leite de coco. Assim também, já existe no mercado, Kefir à base de suco de frutas.
O tipo e a quantidade de leite e as interações complexas entre leveduras e bactérias do ácido láctico (LAB) podem influenciar propriedades sensoriais e de textura do Kefir.
Seu sabor depende mais do metabolismo das LAB e das leveduras.
O etanol ( menos que 0,2%) contribui para o aroma.
Também tem a produção de CO2, que causa efervescência e efeito borbulhante.
De fácil digestão, ele é rico em nutrientes que são gerados na fermentação, inclusive antibióticos naturais como bacteriocinas.
Com todos esses benefícios, fica difícil não introduzir o Kefir na dieta diária, não é mesmo? Vale salientar que esses benefícios só serão sentidos pelo indivíduo, se o consumo do mesmo for feito de maneira regular, ou seja, todo dia.
O que você está esperando para começar a fazer uso desse alimento extraordinário? Seja consciente com sua alimentação, sua saúde agradece!
VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!