Você sabia que o Kefir pode auxiliar na proteção da mucosa gástrica e dessa forma ser um forte aliado contra a gastrite?
Vamos entender?
Então vamos nessa!
Mas antes…
O QUE É GASTRITE?
A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. Pode ser aguda, quando aparece de repente e dura pouco, assim também crônica, quando se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlada (Biblioteca Virtual em Saúde, 2019).
CAUSAS
- Uso prolongado de medicamentos como aspirina bem como anti-inflamatórios;
- Consumo de álcool;
- Hábito de fumar;
- Infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
- Gastrite autoimune – ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo.
SINTOMAS
- Dor de estômago intensa;
- Azia;
- Indigestão;
- Sensação de estufamento;
- Perda de apetite;
- Náusea e vômito;
- Presença de sangue nas fezes assim também no vômito.
TRATAMENTO PADRÃO DA GASTRITE
O tratamento padrão contra gastrite hoje na medicina tradicional tem sido o uso de IBP (“prazóis”) + antibióticos. Uma das formas é a chamada terapia tripla (IBP + amoxicilina + claritromicina), com a finalidade de eliminar a bactéria H. pylori do estômago.
Ocorre que este tipo de terapia apresenta alguns problemas:
- Os antibióticos matam além das bactérias patogênicas, as bactérias probióticas, provocando um desequilíbrio na microbiota intestinal (disbiose);
- A bactéria H. pylori está se tornando resistente aos antibióticos, sendo assim há uma taxa de insucesso do tratamento;
- Alguns pacientes interrompem o tratamento devido ao surgimento de efeitos colaterais (náusea, vômito, dispepsia, dor abdominal bem como diarreia e cefaleia).
Claro que o tratamento da gastrite tem que levar em conta a sua causa e, além dos medicamentos prescritos pelo médico, é possível contornar o problema mudando a alimentação e melhorando o estilo de vida.
GASTRITE E O USO DE PROBIÓTICOS/KEFIR
Há vários artigos científicos que comprovam que o uso de probióticos pode auxiliar na erradicação do H. pylori.
Os probióticos se aderem à mucosa do estômago e produzem substâncias bactericidas que impedem a colonização de Helicobacter pylori. Assim também atuam no sistema imunológico auxiliando na redução da inflamação das células estomacais.
Leia também: REFLUXO E O USO DE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS
Além disso, há estudos que demonstraram que o uso do Kefir protege o estômago de lesões provocadas pelo uso de aspirina, revelando o efeito protetor da mucosa do estômago do uso de probióticos.
É importante informar que o Kefir de leite pode causar indigestão em indivíduos com gastrite, devido a alta concentração de cálcio. Neste caso, o indivíduo pode fazer uso do Kefir de frutas, já presente no mercado. Por sua vez, o Kefir de frutas é um pouco mais ácido, sendo assim, o corpo precisa se adaptar ao consumo. Esta adaptação à acidez pode causar refluxo, sensação de azia e até mesmo diarreia. Contudo, após o período de adaptação, o indivíduo geralmente tem uma resposta bem positiva em seu organismo como um todo.
Lembrando que é sempre importante conversar com profissionais competentes da área de nutrição, assim também médicos que acompanham o andamento da sua gastrite.
CUIDE DA SUA MICROBIOTA, O RESTO VIRÁ NATURALMENTE!
ótimo artigo, parabéns! informativo e consolador…foi uma luz na ”escuridão” pra mim
Gratidão! Artigo muito útil, fazendo uso já!