Não confundam alimentos liofilizados com alimentos desidratados de maneira convencional.
Vamos entender a diferença?
Então vamos nessa!
IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
Todo mundo sabe a importância de alguns alimentos na composição do cardápio. As frutas são um forte exemplo disso. Além de leves, as frutas também ajudam na hidratação e no fornecimento de vitaminas, minerais bem como de fibras para o organismo. Além da forma in natura, elas podem ser encontradas em fatias sequinhas prontas para o consumo. Sendo assim, para isto, existem dois processos diferentes que podem deixar alimentos como as frutas, sequinhas: a desidratação convencional e a liofilização.
ALIMENTOS DESIDRATADOS
Primeiramente, a desidratação convencional é um processo que utiliza o ar quente para retirar toda água presente nos alimentos através da evaporação. Sendo assim, a água que está em estado líquido passa para o estado gasoso devido ao recebimento de calor.
O resultado é parecido com o obtido na liofilização, com a desvantagem de que o calor pode interferir na qualidade nutricional do alimento, já que pode ocorrer rompimento das fibras alimentares, por exemplo.
Leia também: SUPLEMENTOS INTELIGENTES – MAGNÉSIO
ALIMENTOS LIOFILIZADOS
Em contrapartida, o processo de liofilização é também conhecido como criossecagem ou criodesidratação. Nele, os alimentos são congelados para que toda água contida neles se transforme em gelo. Em seguida eles são colocados em uma câmara fechada e todo oxigênio é retirado, fazendo com o que mais de 90% da água presente no alimento em forma de gelo sofra um processo de sublimação. Assim, a água passa do estado sólido direto para o gasoso.
NÃO CONFUNDAM ALIMENTOS LIOFILIZADOS COM DESIDRATADOS DE MANEIRA CONVENCIONAL
DESIDRATAÇÃO CONVENCIONAL | LIOFILIZAÇÃO |
A estrutura é quebrada sendo assim ocorre perda de nutrientes. | Não há quebra da estrutura molecular e os nutrientes são preservados. |
Os alimentos não reabsorvem a água assim não retornam ao seu estado original. | Os alimentos podem ser reidratados voltando ao seu estado original. |
Ocorre enorme alteração no aroma bem como o sabor do alimentos. | Característica dos alimentos são preservadas como aroma bem como sabor. |
É visível que apenas os liofilizados possuem as mesmas características do alimento in natura, pois é o único processo que garante a preservação da estrutura molecular. Sendo assim, isto possibilita a conservação de todos os nutrientes do alimento.