Dietas restritivas são todos aqueles planos alimentares que reduzem drasticamente ou eliminam alimentos do seu cardápio, deixando a sua alimentação mais pobre.
Este tipo de dieta ficou bastante famoso, já que é capaz de provocar a perda de peso rápida a partir da baixa ingestão de calorias.
Entretanto, você parou para pensar quais os perigos que essas dietas podem causar na sua vida?
Então, pare agora com esse cardápio e entenda porque você deveria ter mais cuidado.
6 PERIGOS DAS DIETAS RESTRITIVAS
Vale ressaltar que as dietas restritivas, em sua maior parte, não são aprovadas por órgãos de saúde e nem comprovadas cientificamente. Isto deveria ser um indício de que algo ali não é tão bom assim.
Leia também: DIETAS QUE PODEM TRAZER RISCOS À SAÚDE
BAIXA NUTRIÇÃO
Um dos principais perigos referentes a dietas restritivas é a baixa nutrição que os cardápios oferecem.
Por focar no baixo consumo de calorias, muitos pratos acabam saindo da mesa. O resultado é que você passa a não consumir vitaminas, minerais e gorduras essenciais para o organismo.
PERDA MUSCULAR
Ainda que você acredite que esteja perdendo peso, a possibilidade é que as dietas restritivas estejam queimando os seus músculos.
Isto acontece como uma tentativa do organismo em conseguir energia. O que pode resultar na liberação de substâncias tóxicas na corrente sanguínea.
FRAQUEZA E CANSAÇO – DIETAS RESTRITIVAS
Dietas restritivas envolvem o consumo baixo de alimentos capazes de fornecer energia. Sendo eles proteínas e carboidratos, ou seja, o seu corpo fica em estado de alerta.
Como tentativa de avisar que algo está errado ou mesmo de poupar o seu corpo, você acaba se sentindo mais cansado e fraco.
Além de resultar em sonolência, baixa produtividade, falta de concentração e problemas na memória. Assim também podem ocorrer desmaios e, consequentemente, fraturas e machucados.
BAIXA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
A falta de vitaminas e nutrientes provoca uma quebra no sistema de defesa do corpo. Isto faz com que você fique mais suscetível a vírus e bactérias.
Justamente por isso, é comum que adeptos da dieta restritivas estejam constantemente gripados, congestionados ou tenham até anemia.
EFEITO SANFONA
Todas as dietas restritivas só podem ser feitas por um tempo curto. Ou seja, você emagrece rápido, mas dificilmente consegue controlar esse peso.
Dessa forma, você entra em um ciclo de emagrecer e engordar chamado efeito sanfona que resulta em estrias, celulites e até quadros mais graves, como colesterol, compulsão alimentar e diabetes.
DANOS EMOCIONAIS – DIETAS RESTRITIVAS
Ao contrário do que você pode pensar, inicialmente as dietas restritivas podem dar uma sensação de poder e beleza, mas que pode acabar substituída pela melancolia, indisposição, alterações de humor e até em quadro como anorexia ou bulimia.
Todos esses danos emocionais são noviços para a saúde mental, reduzindo a sua qualidade de vida.
Como conclusão, dietas restritivas não são a melhor opção para emagrecer e podem resultar em uma série de problemas físicos e emocionais, desde os mais brandos até os mais graves.
Na dúvida, consulte um especialista para avaliar o seu caso e foque em uma reeducação alimentar, para emagrecer, controlar o peso e ser feliz.