Sim, seu coração não é apenas uma máquina que bate sem sentimentos. Ele sente, pensa e decide.
COMO ASSIM O CORAÇÃO SENTE, PENSA E DECIDE?
Ele concentra cerca de 40.000 neurônios e uma rede de neurotransmissores com funções muito precisas. Do total de células que o coração tem, 67% são células nervosas. O coração é o único órgão capaz de enviar informação de forma autônoma ao cérebro com base nos estímulos orgânicos que recebe. Ele se encarrega da homeostase. O que isto significa? Que entre as suas diversas e vitais funções também está a de garantir o nosso equilíbrio emocional.
EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Ele sabe que as emoções nos ajudam a nos conectar com as outras pessoas. Por isso, e apenas como exemplo, este é um órgão que se encarrega de produzir certos hormônios que asseguram o equilíbrio geral do corpo. Além disso, estimula a liberação de ocitocina, o hormônio do cuidado, do carinho e do amor.
Ele envia mais informações ao cérebro do que o cérebro envia ao coração. Por isso, de acordo com a Escola de Medicina de Harvard, conversações químicas entre o coração e o cérebro afetam ambos os órgãos.
O campo eletromagnético dele é o mais potente de todos os órgãos do corpo. Cinco mil mais intenso que o do cérebro. E esse campo muda em função do estado emocional. Esse campo se estende ao redor do corpo entre dois e quatro metros. Por isso todos os que nos rodeiam recebem a informação energética contida no nosso coração.
Leia também: FOCO NO INTESTINO – SEGUNDO CÉREBRO
VOCÊ SABIA QUE O FETO DESENVOLVE PRIMEIRO O CORAÇÃO ANTES DO CÉREBRO?
Talvez seja por isso a emoção dos pais quando escutam os primeiros batimentos cardíacos do seu filho. Além disso, as ondas cerebrais da mãe podem sincronizar com os batimentos cardíacos do seu bebê. McCraty, do Instituto HearthMath* explicou: “O batimento do coração é similar a um código Morse, cujas mensagens refletem seu estado emocional”.
PRÁTICAS POSITIVAS
Emoções positivas criam benefícios fisiológicos em seu corpo, que estão diretamente associadas com o seu sistema imune. Assim também, emoções positivas pode ajudar o cérebro na criatividade e inovação para resolver problemas, aumentando a habilidade do cérebro de tomar boas decisões.
Cuide do seu corpo, alimente-o bem, mas não esqueça de cultivar as qualidades do coração: a abertura para o próximo, o escutar, a paciência, a cooperação, enfim as boas emoções ou pensamentos positivos. O sábio Salomão já falava disso nos Provérbios escrevendo: “acima de tudo, guardem o vosso coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Maravilhosas informações….parabens a vcs