
Que tal falar um pouco sobre os benefícios do vinagre de abacaxi?
Já que mostramos a receita, nada mais justo que explorar um pouco mais o universo do abacaxi, não é mesmo?
Então, vamos nessa!
VOCÊ SABE O QUE É BROMELINA?
Bromelina é uma enzima digestiva natural extraída de abacaxi.
Segundo o médico americano, Dr. Andrew Weil, a bromelina é muito eficaz no tratamento de contusões, entorses e distensões, reduzindo o inchaço, sensibilidade e dor.
Este potente efeito anti inflamatório também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide e reduz o inchaço pós-operatório. Além disso, a bromelaína contida no abacaxi pode aliviar a indigestão.
O Brasil é um dos maiores produtores do abacaxi no mundo, porém importa a bromelina, pois a metodologia utilizada para a sua extração e purificação, a cromatografia, é propriedade industrial estrangeira.
Um estudo realizado pelo Instituto Federal de Rondônia expressou que 72,47 mg/mL se concentra na polpa do abacaxi, enquanto 98 mg/mL se encontra na casca da fruta.
Assim, conseguimos citar um dos benefícios do consumo do abacaxi.
Mas e o vinagre de abacaxi? Por que consumi-lo?
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE ABACAXI?

Os alimentos fermentados são as formas mais originais de conservação dos alimentos. Provavelmente o homem ao descobrir como as uvas fermentavam de maneira espontânea e davam origem a uma bebida tão saborosa quanto o vinho, tenham descoberto que outros alimentos poderiam ser consumidos dessa forma.
Não só as uvas fermentam, mas outras frutas como as maçãs (cidras), o abacaxi, o caju (cajuína) são exemplos de como a fermentação potencializa o valor dos alimentos “in natura”.
Leia também: ALIMENTOS FERMENTADOS – BENEFÍCIOS
Além de ter as mesmas virtudes do abacaxi in natura, o vinagre de abacaxi é riquíssimo em microrganismos do bem, provenientes da fermentação espontânea, que são excelentes para o aparelho digestivo.
O vinagre de abacaxi, assim como a fruta, é rico em bromelina, substância conhecida por sua ação anti-inflamatória e efeitos de promoção da digestão de proteínas.
Além disso, você pode usar este vinagre caseiro no lugar do comum, para temperar suas saladas.
Mas lembre-se!!!
É importante se certificar da higiene dos utensílios utilizados na hora do preparo do seu vinagre de abacaxi. A fim de evitar a contaminação por microrganismos indesejados que podem provocar desequilíbrios severos em nossa microbiota e levar a um quadro de doença.
VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!
REFERÊNCIAS:
Seria possivel pensar na cajuina caseira para a [epoca do caju no NE do Brasil
Boa tarde, Tarcisio. Sem dúvida é possível pensar na fermentação do caju (cajuína). Ele é um exemplos de como a fermentação potencializa o valor dos alimentos “in natura”.
No preparo do vinagre de abacaxi entendi que se retiram as cascas após uma semana coando-se, e para coar deve-se usar o quê? – peneiras de nailon ou de metal? – usar tecido? E qual a validade para consumo do vinagre de abacaxi? Deve-se armazenar na geladeira? Qual a quantidade para consumo diário recomendada, diabéticos podem fazer uso? Aguardo retorno, obrigada.
Bom dia, Cristiane. Você pode utilizar um saco de tule para coar, desde que este esteja bem higienizado, para evitar a proliferação de microrganismos indesejados. A validade para consumo é indeterminada, desde que você armazene corretamente em geladeira. O vinagre tem uma acidez significativa e isto é uma maneira de impedir o crescimento de microrganismos deteriorantes. Para consumir, você pode temperar suas saladas de maneira mais natural, usá-lo como usaria qualquer vinagre comercial. Qualquer alimento, tempero, bebida, entre outros, inserido na dieta de uma pessoa diabética, precisa ser comunicado aos profissionais de saúde que acompanham o caso. O Vinagre caseiro é considerado um tempero com baixo teor de açúcar, tendo em vista que durante a fermentação, os microrganismos do bem metabolizam o açúcar. Contudo, é sempre bom consultar um profissional da área de saúde que esteja a par de todo histórico da pessoa. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Gostaria de saber a receita
Boa tarde, Silvia. Sua receita tá na mão https://blog.biologicus.com.br/vinagre-mexicano-de-abacaxi-como-fazer/ dá uma olhada nesse textinho do nosso blog. Nele ensinamos como fazer.
Oi, fiz a receita, porém nós últimos dias(aproximadamente 13 dias após o início do processo) começou a surgir uma fina camada de espuma branca acima do liquido, mesmo após mexer a espuma parece virar pequenas partículas que ficam na superfície. Será que proliferou algum fungo, ou faz parte do processo?
Olá, Heinrich! Bom dia! Que bom que cê testou a receita. Tente coar o líquido. A espuma é natural do processo fermentativo. Certifique-se também de ter higienizado bem a fruta e os utensílios que participam do processo. Abraço!