Os alimentos fermentados são as formas mais originais de conservação dos alimentos. Provavelmente o homem ao descobrir como as uvas fermentavam de maneira espontânea e davam origem a uma bebida tão saborosa quanto o vinho, tenham descoberto que outros alimentos poderiam ser consumidos dessa forma.
Não só as uvas fermentam, mas outras frutas como as maçãs (cidras), o abacaxi, o caju (cajuína) são exemplos de como a fermentação potencializa o valor dos alimentos “in natura”.
ALIMENTOS FERMENTADOS E CIÊNCIA
A ciência da alimentação conseguiu controlar os processos fermentativos e tem oferecido alimentos mais nutritivos, seguros e com maior durabilidade. Sendo assim, podemos citar alguns benefícios dos alimentos fermentados:
- Alimentos mais nutritivos e de digestão mais fácil;
- Maior aporte de vitaminas importantes como as do grupo B e a Vitamina K que é difícil ser encontrada em alimentos não fermentados. Esta vitamina é essencial para a saúde óssea e coronária, assim como para prevenir determinados tipos de câncer;
- Promovem a modulação do sistema imunológico. Sempre é bom lembrar que 70% das células de defesa encontram-se no intestino, por isso a importância de manter uma microbiota saudável;
- Cada tipo de alimento fermentado aporta microrganismos próprios, enriquecendo nossa microbiana e, consequentemente, diminuindo os risco de enfermidades.
Leia também: KEFIR E IOGURTE – SAIBA A DIFERENÇA
ALIMENTOS FERMENTADOS MAIS CONHECIDOS
Alguns dos fermentados mais conhecidos são: chucrute (do repolho) que oferece uma variedade de probióticos; os picles; fermentados lácteos como o iogurte e o Kefir; a Kombucha que é uma bebida fermentada de chás.
Todos os fermentados, além dos microrganismos vivos que eles aportam, são ricos em metabólitos que são nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.
O Kefir, proveniente do Cáucaso, é um dos fermentados que aporta maior diversidade microbiana, com efeito sinérgico, que o torna um potente probiótico, oferecendo importantes benefícios, quais sejam:
- Capacidade anti-inflamatória;
- Auxiliar na prevenção e tratamento do câncer;
- Capacidade antioxidante;
- Redução de problemas intestinais, ao regular a resposta inflamatória;
Aportar fermentados probióticos rotineiramente ao seu organismo é, sem sombra de dúvidas, uma maneira prazerosa de viver uma vida saudável!
VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!
REFERÊNCIA:
https://www.fitnessrevolucionario.com/2016/05/21/alimentos-fermentados/