A obesidade é uma condição de saúde em que o corpo de uma pessoa tem muito tecido adiposo para funcionar normalmente. Assim, ser obeso aumenta o risco de uma infinidade de complicações de saúde e doenças, incluindo vários tipos de câncer.
Existem algumas teorias importantes sobre quais condições relacionadas à obesidade podem causar câncer.
Estes incluem inflamação crônica, níveis mais altos de hormônios, como estrogênio e leptina bem como um excesso de insulina e / ou glicose no sangue. Todos esses fatores resultam em ruptura ou alterações nas células normais, o que pode levar ao câncer.
A obesidade tem sido associada a treze tipos de câncer com maior risco associado a cânceres de mama, esôfago e endométrio, entre outros.
Portanto, embora muitos fatores influenciem o risco de câncer, a manutenção de um peso corporal saudável ou a perda de peso se você estiver acima do peso ou obeso, é uma forma de reduzir esse risco.
A OBESIDADE CAUSA CÂNCER?
Sim, a obesidade é a segunda maior causa evitável de câncer no Reino Unido. Mais de 1 em cada 20 casos de câncer são causados por excesso de peso.
Dessa maneira, o risco é maior quanto mais peso a pessoa ganha e quanto mais estão acima do peso mais riscos correm.
Todavia, a boa notícia é que pequenas mudanças que são mantidas ao longo do tempo podem fazer uma diferença real.
QUAL É O MEU RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER SE ESTIVER ACIMA DO PESO OU OBESO?
Estar acima do peso não significa que alguém irá definitivamente desenvolver câncer. Mas se uma pessoa está acima do peso, é mais provável que ela tenha câncer do que se ela tiver um peso saudável.
Nós podemos ajudar a empilhar as chances contra o câncer, perdendo peso ou evitando ganhar mais peso.
Sendo assim, as pessoas que mantêm um peso saudável podem evitar cerca de 22.800 casos de câncer todos os anos no Reino Unido.
Gordura extra no corpo não apenas fica lá, ativa, enviando sinais para o resto do corpo. Assim, esses sinais podem dizer às células do nosso corpo para se dividirem com mais frequência, o que pode levar ao câncer.
Leia também: KEFIR ENGORDA OU EMAGRACE?
QUE TIPO DE CÂNCER SÃO CAUSADOS PELA OBESIDADE?
- Mama (nas mulheres após a menopausa);
- Intestino;
- Útero;
- Esôfago (tubo alimentar);
- Pâncreas;
- Rim;
- Fígado;
- Parte superior do estômago (cárdia);
- Vesícula biliar;
- Ovário;
- Tireoide;
- Mieloma (um tipo de cancro do sangue);
- Meningioma ( um tipo de tumor cerebral).
Isso inclui 2 dos tipos mais comuns de câncer – câncer de mama e intestino – e 3 dos mais difíceis de tratar – câncer pancreático, esofágico e de vesícula biliar.
Se você está tentando perder peso, consulte seu médico para determinar quais mudanças na dieta bem como planos de exercícios funcionarão melhor para você. Os nutricionistas da Dana-Farber recomendam as seguintes dicas para perder peso:
- Beba muita água durante todo o dia;
- Siga um horário de comer e não pule nenhuma refeição ou lanche para evitar comer demais depois;
- Encha de alimentos nutritivos e naturalmente de baixa caloria, como frutas e verduras. A fibra irá mantê-lo cheio e ajudar a evitar excessos;
- Ajuste suas porções usando uma placa menor, o que fará com que uma parte menor pareça maior;
- Equilibre seu prato, fazendo pelo menos metade do seu prato consistir de legumes e frutas;
- Um quarto do seu prato deve ser proteína magra e um quarto de grãos integrais;
- Incorporar exercício moderado, se possível;
- Certifique-se de que você está dormindo o suficiente.
O MESMO VALE PARA CRIANÇAS COM OBESIDADE?
Não. A ligação entre obesidade e câncer é apenas na idade adulta. Mas um peso corporal saudável também é importante para as crianças.
Uma em cada cinco crianças está acima do peso ou obesa antes de começar a escola primária, e ainda mais quando saem.
Assim, crianças obesas têm cerca de 5 vezes mais chances de se tornar adultos obesos.
Resultados consistentes de décadas de pesquisa envolvendo milhões de pessoas mostram a ligação entre obesidade e câncer e significa que podemos descartar com confiança outras explicações (como acaso ou outros fatores de estilo de vida).
O risco aumenta quanto mais peso é ganho, então podemos ter mais certeza de que o link é real (isso é chamado de relação dose-resposta). E há boas explicações sobre como as células de gordura extra no corpo podem causar câncer.