Você já ouviu falar em alimentos simbióticos?
Sabe da sua importância no auxílio ao fortalecimento da nossa saúde?
Que tal embarcarmos numa viagem ao conhecimento dos alimentos simbióticos?
Vamos juntos!
O QUE SÃO ALIMENTOS SIMBIÓTICOS?
A FOOD INGREDIENTS BRASIL 2011 diz que:
“Por definição, um simbiótico é um produto no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados, como é o caso, por exemplo, quando um prebiótico, como o frutooligossacarídeo, é adicionado a um iogurte probiótico.”
Leia também: PREBIÓTICOS E A MICROBIOTA INTESTINAL.
APLICAÇÃO DE SIMBIÓTICOS
Na aplicação de simbióticos em alimentos, o ideal é que o ingrediente selecionado seja um substrato metabolizável pelo microrganismo probiótico no intestino, e dessa maneira, que possibilite o aumento na capacidade de sua sobrevivência. Sendo assim, podemos usar como exemplo, as bifidobactérias associadas ao prebiótico galactooligassacarídeo ou os lactobacilos associados a lactitol (FOOD INGREDIENTS BRASIL, 2011).
Saiba mais: MAS AFINAL, O QUE É PROBIÓTICO?
QUAL A CONSEQUÊNCIA DO CONSUMO DE ALIMENTOS SIMBIÓTICOS PARA A SAÚDE?
- Redução de citocinas pró-inflamatórias;
- Melhoria do sistema imunológico;
- Redução das infecções intestinais;
- Aumento da massa magra;
- Diminuição da massa gorda.
A associação de ingredientes prebióticos com microrganismos probióticos na elaboração de produtos pode resultar na obtenção de produtos simbióticos, com os efeitos benéficos dos probióticos, aliado ao estímulo seletivo das demais bactérias boas do cólon (CARDARELLI, 2006).
Os alimentos simbióticos ajudam a manter o equilíbrio da microbiota intestinal.
Dessa maneira, consumir alimentos simbióticos pode fazer diferença em nossa qualidade de vida. Pois, com a microbiota intestinal equilibrada, nosso sistema imunológico ganha forças para combater os ataques sofridos no dia a dia.
O uso do simbiótico, entre outros benefícios, pode promover aumento do número de bifidobactérias, controle glicêmico, redução da taxa de colesterol sanguíneo, bem como o balanceamento da microbiota intestinal saudável que auxilia na redução da obstipação e/ou diarreia, melhora da permeabilidade intestinal e estimulação do sistema imunológico ( FLESCH at. al. 2014).
TIPOS DE ALIMENTOS SIMBIÓTICOS
- Kefir;
- Alguns iogurtes;
- Alguns queijos.
Você também pode consumi-los separadamente, mas é bem interessante ter os dois num só alimento, não é?
Os simbióticos são atualmente alvo de muitas pesquisas no mundo cujo objetivo é elucidar as propriedades e os efeitos que estes produtos podem apresentar na promoção da saúde humana e no desenvolvimento da indústria alimentícia.
Consulte um profissional de nutrição. Tire suas dúvidas e boca à obra.
REFERÊNCIAS: