
Alimentos probióticos poderosos, são aqueles que contêm bactérias benéficas vivas em sua composição. Adicionar esses alimentos à dieta diária é uma maneira inteligente de obter os benefícios dessas bactérias.
A busca por hábitos mais saudáveis tem levado a população a procurar alimentos que além de nutrir, conferem a quem consome, benefícios à saúde. Os chamados alimentos funcionais.
Dessa forma, o mercado alimentício tem buscado atender essa demanda. Entre os alimentos funcionais mais explorados do momento, estão os alimentos probióticos.
Leia também: MAS AFINAL, O QUE É PROBIÓTICO?
SENDO ASSIM, PREPARAMOS UMA LISTA COM 6 ALIMENTOS PROBIÓTICOS PODEROSOS PARA VOCÊ INCLUIR EM SUA DIETA:
1. IOGURTE
É o probiótico mais conhecido pela população. Isso graças ao marketing forte que muitas empresas produtoras de iogurte possuem. Por isso eles ainda têm a dianteira na educação da população em relação aos benefícios dos probióticos.
O iogurte pode ser consumido no café da manhã, no lanche da tarde ou no intervalo entre as refeições. É considerado uma boa opção para quem quer adquirir os benefícios dos probióticos.
MAS, ATENÇÃO!!!
Procure ler o rótulo do iogurte quando for comprar. Pois, algumas empresas pasteurizam (aquecem) o iogurte, depois de adicionar as culturas de microrganismos. O aquecimento acaba matando tanto as bactérias nocivas, quanto as bactérias benéficas. Se informe, procure nos sites das empresas fabricantes se as culturas foram adicionadas antes ou depois da pasteurização.
Outra dica importante é quanto a saborização e a adição de adoçantes aos iogurtes. Isso acaba reduzindo o efeito dos probióticos.
2. KEFIR
Originalmente, o Kefir é uma bebida fermentada em leite, porém, já existe no Brasil, Kefir produzido a partir do suco de frutas. Por sua vez, esses produzidos em matrizes de fruta, são ótima alternativa para substituição dos refrigerantes em sua dieta. Eles possuem gaseificação natural, produzida pelo metabolismo dos microrganismos.
Proporcionando a quem consome, a sensação borbulhante e refrescante que o refrigerante também proporciona. Contudo a sensação provocada pelo Kefir frutas é completamente saudável, além de ser uma ótima opção para os veganos. O Kefir possui em sua composição, bactérias ácido-lácticas e leveduras.
Geralmente, possui uma diversidade maior de bactérias do que o iogurte. Dessa maneira, seus efeitos benéficos são potencializados aos que consomem.
O Kefir pode ser cultivado em casa, mas pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais.
É possível encontrar Kefir na versão cápsulas também.
Quer saber mais sobre Kefir em cápsulas? Leia: KEFIR: SUPLEMENTO PROBIÓTICO EM CÁPSULAS
ATENÇÃO!!!
Se você escolher cultivar Kefir em casa, certifique-se que todos os utensílios utilizados para manipulação do Kefir, estejam limpos. A utilização de utensílios sujos, pode contaminar o Kefir com bactérias patogênicas do grupo Coliformes. Essas bactérias estão presentes na microbiota intestinal de animais de sangue quente, como por exemplo, o homem.
Para aqueles que vivem uma vida acelerada, com trabalho e vida pessoal, a recomendação é que procurem as lojas especializadas onde poderão encontrar o Kefir pronto para consumo.
Certifique-se também de qual empresa o Kefir é proveniente, para garantir a qualidade do que está consumindo. Fique ligado! O Kefir é uma bebida para ser consumida gelada. Dessa maneira, a versão cápsula do Kefir é a melhor opção para quem tem uma vida corrida. Contudo, também se faz necessária a leitura do rótulo, para certificar-se das condições de armazenamento, pois geralmente, as cápsulas precisam ser armazenadas em locais com pouca umidade e ao abrigo da luz.
3. KOMBUCHÁ
É uma bebida probiótica obtida a partir da fermentação de chá ou infusões ricas em cafeína. Possui em sua composição bactérias ácido-acéticas, que conferem ao produto um sabor levemente picante. Também é uma ótima alternativa para substituir o refrigerante.
4. MISSÔ
É um ingrediente fermentado japonês, feito de vários tipos de feijões e grãos. Geralmente utilizado como molho, cobertura ou em sopas. Alimentos preparados com esse ingrediente dá origem a um prato rico em probióticos.
ATENÇÃO!!!
Ao adicionar o missô ao alimento pronto, certifique-se que o alimento não esteja muito quente. O calor excessivo mata os probióticos.
5. TEMPEH
Um produto à base de soja, com alto teor proteico. O tempeh tem textura mastigável de carne. Por isso, é uma ótima opção para os vegetarianos. O tempeh utiliza grãos integrais de soja fermentados. Ao contrário do tofu, que é feito a partir do extrato de soja.
6. PICLES
Nada mais são do que pepinos fermentados em vinagre. São acompanhamentos muito usados pela macrobiota. Contêm probióticos desde que não sejam pasteurizados (aquecidos). Afinal, o aquecimento excessivo mata os microrganismos.
FIQUE LIGADO!
A fermentação pode criar alimentos ricos em probióticos. Contudo, às vezes os processos modernos de fabricação podem matar esses microrganismos benéficos. Portanto, é preciso cuidadosamente ler os rótulos dos produtos.
NÃO ESQUEÇA!
Alimentos probióticos poderosos vão auxiliar o seu sistema imunológico. Dessa forma, ele ficará mais resistente à invasões de bactérias patogênicas causadoras de doenças.
REFERÊNCIA:
Probióticos para leigos. Dr. Sheknar K. Challa. Gastroenterologista e presidente da Kansas Medical Clinic.
Boa tarde
Quero muito aprender sobre .
O que usar e como usar corretamente!
Ano Novo…Vida Nova…
Gratidão sempre…
Feliz 2020
Bom dia, Vera! Ano nov, vida nova! Feliz 2020. Lembrando sempre… CUIDE DA SUA MICROBIOTA, O RESTO VIRÁ NATURALMENTE. Forte abraço.
BOM DIA GOSTEI DO QUE LI SOBRE O KEFIR ULTIMAMENTE TENHO TOMADO E SINTO-ME MUITO MELHOR DOS INTESTINOS JA ASGORA A IOGURTES ACTIVA PROBIOTICOS SAO ACONCELHAVEIS OBG