Você tem, no corpo, mais células de outras espécies do que células humanas. Consegue imaginar? Pois é, as últimas pesquisas indicam que somos apenas 20% humanos. São 10 trilhões de células humanas e 40 trilhões de células desses microrganismos, também chamados probióticos.
10 trilhões de células humanas X 40 trilhões de células desses microrganismos
O mais interessante é que eles desempenham um papel muito mais importante do que imaginávamos até recentemente. Os probióticos são moradores do nosso corpo e tudo indica que eles sabem cuidar muito bem desse território.
COMO É O DIA A DIA DE UM PROBIÓTICO NO MEU CORPO?
Podemos fazer uma analogia entre as populações de probióticos e populações de outras espécies que conhecemos no macrocosmo. O corpo humano é a Terra deles. Cada órgão (intestino, língua, faringe, pele, etc.) é um país. E em cada país temos populações específicas de probióticos.
No intestino, eles são mais robustos, e cuidam do seu habitat favorecendo a digestão dos alimentos. Já na vagina, por exemplo, a população é voltada para defesa de ataques externos. Na pele, os probióticos se preocupam muito com o viço, o brilho e a textura.
COMO MINHAS AÇÕES INFLUENCIAM AS POPULAÇÕES DE PROBIÓTICOS?
Aqui mora o perigo. E a solução também. Você, sua mente, suas decisões, são como Deus, na nossa analogia. Deus pode alimentar a Terra com vida, ou destruí-la com fogo. Da mesma forma, você. E alguns sinais de que você está destruindo o mundo dos seus amigos, probióticos, são:
- Você se alimenta de frituras, transgênicos e alimentos com agrotóxicos;
- Você usa sabonete “que mata 99% das bactérias” (sim, eles matam as boas também);
- Você toma remédios e usa antibióticos e corticóides (sim, antibióticos são, como o próprio nome diz, anti-vida);
- Você se estressa muito;
- Você dorme mal;
- Você não faz exercícios;
- Você não toma sol;
- Você tem pouco contato com a natureza.
Se você se identifica com tais atitudes, saiba que, por mais que os probióticos tentem cuidar do seu corpo, eles não conseguirão manter sua saúde limpa.
COMO POSSO DAR VIDA AOS MEUS PROBIÓTICOS?
Por outro lado, se você alimentar seu corpo com Vida, as populações probióticas presentes nele vão lhe agradecer, e conviver em harmonia com você. Veja o que você pode fazer agora mesmo para melhorar o mundo dos seus amigos probióticos:
- Começar já a se alimentar melhor – escolha apenas 1 refeição no dia que você pode melhorar, comece com esse pequeno passo;
- Melhorar sua mastigação, seu estômago não tem dentes;
- Ingerir regularmente prébioticos;
- Agregar probióticos à sua dieta;
- Desenvolver o hábito de se exercitar, pelo menos 10 minutos ao dia;
- Buscar ajuda para reduzir seu nível de estresse;
- Usar sabonetes naturais, de preferência cosmética probiótica.
É isso aí! Esses são pequenos passos que você pode dar para melhorar sua saúde e a saúde de quem vive aí cuidando de você, seus melhores amigos, os probióticos.
Gostou? Compartilha com a gente suas ideias e dúvidas, estamos aqui pra conversar com você, e amamos isso!
Veja mais em novo.biologicus.com.br