O uso preventivo de probióticos durante o tratamento com antibióticos vem ganhando força no cenário atual. Por provocar desequilíbrio na microbiota intestinal, o uso contínuo de antibióticos pode gerar doenças crônicas, pois, além de matarem as populações patogênicas, os antibióticos destroem as bactérias benéficas presentes no organismo do indivíduo. Desta forma, o uso associado de probióticos durante a antibioticoterapia, tem se tornado frequente, com o intuito de modular a intensidade dos efeitos colaterais provocados pelos antibióticos.
O QUE SÃO PROBIÓTICOS?
Probióticos são microrganismos vivos que habitam o corpo humano. Sendo assim, formam o que chamamos de microbioma. O microbioma é uma sociedade organizada e inclusive foi considerado, pela Academia Americana de Microbiologia, “um órgão humano recém-descoberto, com uma grande variedade de atividades metabólicas”.
Especialmente no trato intestinal, os probióticos potencializam o equilíbrio da microbiota produzindo efeitos benéficos à nossa saúde.
Veja um artigo que explica o que são probióticos, prebióticos e simbióticos
O QUE SÃO ANTIBIÓTICOS?
O prefixo anti é de origem grega e significa oposição, uma ação contrária. Por sua vez, o sufixo nominal biótico, também de origem grega, está relacionado à vida. A junção das partes, dá origem a palavra antibiótico, que segundo Diego Marques Moreira (2012), são substâncias naturais, sintéticas ou semi-sintéticas, que possuem capacidade de inibir o crescimento ou causar a morte de microrganismos.
QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS MAIS FREQUENTES DOS ANTIBIÓTICOS?
- Náusea;
- Fezes moles;
- Diarréia;
- Desmaios;
- Falta de ar;
- Urticária;
- Erupções ou inchaços cutâneos na face, língua e/ou lábios;
Além disso, os antibióticos dificultam a absorção de nutrientes, acarretando uma queda na resposta imunológica do indivíduo.
A ingestão associada de probióticos durante o uso de antibióticos, consegue recompor de maneira mais eficaz a microbiota intestinal lesionada, e, desta forma, restabelecer a absorção de nutrientes adquiridos a partir da alimentação.
DICA IMPORTANTE:
Sempre que seu médico prescrever antibióticos, pergunte quais probióticos ele pode lhe indicar para associar durante o tratamento (probióticos industrializados ou probióticos em forma de alimentos).
Lembre-se!
Nosso microbioma é composto por trilhões de bactérias. Um verdadeiro exército do bem, que vamos adquirindo ao longo da vida. Este exército é essencial para manutenção da nossa saúde.